A necessidade aguça o engenho e há quem diga que em matéria de 'desenrasque' os portugueses são imbatíveis. Por isso, por cá, a maior arma contra a crise é... a criatividade!
Bem vindos às Festas de Santo António 2012 em Vila Verde!
De 8 a 13 de junho
As boas vindas foram dadas hoje, 30 de maio, no edifício do município, e os anfitriões foram o presidente, António Vilela, e a vereadora da cultura, educação e acção social, Júlia Fernandes. Apesar do corte de 30% no orçamento em relação ao ano passado, o Santo António não deixa de ser vivido com alma. O que acontece é que a programação foi estruturada de forma inteligente, para reponder a todos os gostos: a tradição aliada à modernidade e juventude dos tempos, onde não é esquecida a aliança com as potencialidades do desporto de natureza que o concelho tem.
Dos 50 mil euros do orçamento para este ano, praticamente todo será canalizado para a logística da festa. "O resto do trabalho é feito graças ao voluntariado das várias instituições participantes, como a Associação de Folclore do Concelho de Vila Verde", defendeu Júlia Fernandes, justificando assim o terceiro elemento sentado na mesa, o mítico Abílio Ferreira, uma das figuras mais proeminentes da preservação e divulgação dos usos e costumes antigos e da etnografia local.
Novidade
Reabilitação da antiga Adega!
Para os saudosistas que questionavam-se sobre o futuro da infraestrutura, aqui fica a novidade: a antiga Adega Cooperativa vai transformar-se no desejado 'multiuosos' de Vila Verde . Quem o afirmou foram os responsáveis pelo executivo municipal, e o evento de estreia é, nem mais que, o 3º Festival da 'Febra'.
"É um equipamento que estava sem uso e ainda em ótimas condições, pelo que está a ser já intervencionado para receber esta iniciativa." referiu visivelmente entusiasmado o presidente do Município, António Vilela. "Esta estrutura tem características muito agradáveis para proporcionar um 'after party' com a envolvência da comunidade jovem do concelho e ainda poupamos em logística que tinha que ser montada, todos os anos, para o Festival da 'Febra', para além de que, caso chova, a festa fica salvaguardada", acrescentou a vereadora.
Para além do Festival da 'Febra', a antiga Adega vai acolher as tasquinhas e expositores de comes e bebes como pastelarias, charcutarias, fumeiros, doceiros e representantes de vinhos,entre outros, criando um ambiente típico de arraial minhoto. Será outra festa, dentro da Festa!
O VILA VERDE viva! passou hoje pela adega e testemunhou o bom ritmo a que decorrem os trabalhos!
Festas Concelhias Santo António
8 a 13 Junho, Vila Verde
Prinicpais destaques deste ano:
III Festival da 'Febra'
Festivais Folclóricos e Rusgas
Marchas Populares
Missas Solenes e Majestosa Procissão
Atuações musiciais noturnas:
Vitor Velask,
Beat 2 Swing,
Leandro Cruz,
Pitt Broken,
Maria Celeste e Banda,
Irmãos Verdades
Concurso e demonstrações caninas
'After Party'
Espaços da festa:
Praça de Sto António - palco principal
Praça da República - stands de artesanato, feira e palco secundário
Praça das Comunidades Geminadas/Campo da Feira: diversões e entretenimento popular
Adega Cooperativa - III Festival da 'Febra' e 'After Party'
Novidades:
Antiga Adega Cooperativa de Vila Verde reabilitada como novo espaço da festa
Mostra de talentos musicais
Torre multiusos de atividades radiciais
A organização só espera contar com a 'solidariedade' de outro santo - S. Pedro - e desfrutar de condições climatéricas favoráveis para o desfrute da homenagem ao santo padroeiro do concelho. "Há pessoas que aguardam por estas festas todo o ano. É justo poderem contar com bom tempo para as aproveitarem" referiu Júlia Fernandes.
No ano passado, o frio e os aguaceiros influenciaram a nossa fotoreportagem:
1 comentários:
Boa noite, o programa está muito bom, mas gostaria de saber para quando esta agendado o Concurso e Demonstrações Caninas. Desde já agradeço uma breve resposta.
Obrigada, Elisabete Sá
Enviar um comentário